_ Contorne os obstáculos da vida com a força do amor!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nada passa


Uma das músicas mais bonitas da MPB é aquela composta pelo Nelson Motta e cantada pelo Lulu Santos, que diz que na vida tudo passa, tudo sempre passará, como uma onda no mar. Linda... Mas é mentira.
A garota está sofrendo o diabo porque brigou com o namorado e a mãe consola com a frase de sempre: vai passar. O garoto levou uma bomba no vestibular e o melhor amigo diz: na próxima vez você passa. Analisando superficialmente, é verdade, a dor, um dia, cessa. Mas não se iluda: ela não bateu as botas, está apenas cochilando. Tudo passa? Nada passa!
E é isso que ninguém tem coragem de nos dizer. A dor da perda, a dor de fracassar, a dor de não corresponder a uma expectativa, a dor de uma saudade, a dor de não saber como agir, de estar perdida, instável, de ter dúvidas na hora de fazer uma escolha, todas estas dores, que parecem pequenas para quem está de fora, nos acompanharão até o fim de nossos dias. Elas não passam. Elas ficam. Elas aninham-se dentro da gente, o que não deve servir de motivo para pularmos de uma ponte. Mario Quintana escreveu que nós somos o que temos e o que sofremo. Sem dor, sem vida interior.
Não passam as dores, como também não passam as alegrias. Ou você já esqueceu do dia em que passou no vestibular? Ou do dia que deu aquele abraço nele quando estava morrendo de saudades? Ou aquela viagem que fez quando demorou anos para juntar seu dinheiro? Ou até mesmo daqueles cinquenta reais que encontrou dentro da carteira velha? Quando você lembra, um sorriso lhe corre a face, não é!? Tudo o que nos faz feliz ou infeliz serve para montar o quebra-cabeça da nossa vida, um quebra cabeça de mil peças. Aquela noite que você não conseguiu parar de chorar, aquele dia que você ficou caminhando sem saber para onde ir, aquele beijo cinematográfico que você recebeu, aquela visita surpresa que ela lhe fez, o parto de seu filho, a bronca de seu pai, a demissão injusta, o acidente que lhe deixou cicatrizes, tudo isso vai, aos pouquinhos, formando o que você é. Não há nenhuma peça que não se encaixe no seu eu de hoje. Todas são aproveitáveis. Como são muitas, você pode esquecer de algumas, e a isso chamamos de "passou". Não passou! Está lá dentro, meio perdida, mas quando você menos esperar, ela será necessária para você completar o jogo e se enxergar por inteiro.

2 comentários:

  1. adorei o texto, como sempre teus textos me deixam reflexivo. mas desse em especial descordo em parte, e digo: TUDO PASSA. pois se não passa é porque não terminou. as coisas tem que ter um fim e serem superadas ou aprendidas. tudo serve como evolução e se esta adormecida la no fundo e volta, é porque não foi encerrada da devida forma ou aprendida. (desculpe os erros de portugues, mas enfim comentei um post eu havia prometido que ia fazer.) =P bjus!!! minha amiga virtual mais louca.

    ResponderExcluir
  2. Liiiindo amigaaa

    ;D

    Beeeijos :***

    Bruna Cardoso .!

    ResponderExcluir